A Fraternidade São Mauro (FSM) é uma Associação Privada Clerical de Fiéis, cujos estatutos estão aprovados tanto no âmbito canônico como civil. Ela congrega sacerdotes, leigos casados de ambos os sexos e leigos solteiros, sendo que estes últimos podem optar por viver em comunidades, num modelo de vida religiosa consagrada.

De inspiração beneditina, a FSM tem como padroeiro São Mauro, discípulo de São Bento e grande herdeiro de seu espírito. Seu emblema, a cruz de São Mauro sobre ondas, recorda o milagre desse santo que, ao atender às ordens de São Bento, caminhou sobre as águas para salvar seu condiscípulo Plácido, que se afogava.

Tanto no âmbito interno quanto no âmbito externo, a FSM tem como objetivo a educação para a contemplação, ou seja, a aquisição do conhecimento de Deus e da união com Ele por meio dos três grandes livros por Ele concedidos à humanidade, a saber: a criação, as Sagradas Escrituras e a Santíssima Virgem Maria.

Sua espiritualidade sustenta-se em quatro colunas fundamentais:

A)        Do ponto de vista intelectual:

1.         Ordenação das ciências do conhecimento natural à Teologia, numa visão do mundo como criatura de Deus e escada analógica de ser, conducente ao conhecimento e ao amor do Criador;

2.         Estudo e difusão da obra de São Tomás de Aquino, onde tal visão se consubstancia e aplica de modo exemplar;

B)        Do ponto de vista espiritual:

3.         Prática e difusão da devoção à Santíssima Virgem Maria, com particular ênfase à recitação do rosário e à consagração segundo o método de São Luís de Montfort;

4.        Utilização única e permanente da Forma Extraordinária do Rito Romano, codificada no Missal e no Breviário de 1962, em todos os atos litúrgicos.

Com tais objetivos, a Fraternidade São Mauro promove reuniões mensais de formação para seus membros, palestras e congressos para estudantes universitários e outros interessados sobre temas doutrinários e culturais referentes à doutrina católica e aplica-se também a apoiar grupos de leigos na fundação de escolas católicas.